Você sabe o que é AEE? É o Atendimento Educacional Especializado, previsto em lei e que pode ser disponibilizado nas escolas de todos os níveis no Brasil.
Primeiramente, uma consideração: dizer “aluno especial” é inadequado. Todos os alunos e pessoas são especiais. Também não existem portadores de deficiência, as pessoas não “portam” suas deficiências quando querem, as pessoas as têm. Então vamos considerar que o correto é falar pessoas com deficiência.
Enfim, o AEE realiza o atendimento especializado, com professores formados para isso e recursos diferenciados (pedagógicos e tecnológicos) para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação nas escolas, para promover acesso a condições igualitárias de educação. Então se um aluno tem dificuldades de comunicação, por exemplo, ele pode, no contraturno (o AEE não substitui a aula, a complementa), receber orientação até que possa ter uma participação mais ativa na aula convencional.
Mesmo previsto em lei, o AEE praticamente não existe. As escolas particulares podem até ter mais recursos que as públicas, mas não significa que estejam melhor preparadas. Na grande maioria das cidades Brasil afora há um despreparo muito grande. O descaso com o aluno da educação inclusiva é sintoma da precarização da educação no país. É preciso focar investimentos para equipes treinadas, professores capacitados, salas estruturadas, famílias acolhidas. Poucas são as escolas que desfrutam dessa estrutura. Sem uma administração escolar de qualidade e políticas públicas adequadas, a realidade fica cada vez mais distante do ideal.
Se você tem um filho com deficiência, compartilhe conosco, como é que as coisas são feitas na escola dele?