Qual a diferença entre TEA, TDAH e TOD?
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por questões particulares que podem se apresentar de diferentes formas em cada indivíduo. No TEA, existe um crescimento atípico do indivíduo, manifestações comportamentais de dificuldade de interação social e repetições, inflexibilidade psicológica, déficit na comunicação e um repertório peculiar de interesses e atividades.
A identificação precoce dos sintomas, o diagnóstico adequado de TEA e o encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de desenvolver novas habilidades e de (re)aprender.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causa genética que normalmente aparece na infância e acompanha a pessoa vida afora. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, mas cada indivíduo reage ao transtorno de forma diferente, então podem aparecer outros sintomas como perfeccionismo excessivo, tendência à desorganização etc.
O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados, ocorrendo em 3 a 5% das crianças já pesquisadas em diferentes regiões do mundo. Já o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) é um quadro bem diferente, que frequentemente é confundido com o TDAH – pode ocorrer dos diagnósticos se sobreporem -, que traz sintomas como dificuldade de avaliar regras e de respeitar opiniões, intolerância a frustrações, agressividade e impulsividade e forte desregulação emocional.
Você sabia que existiam essas possibilidades de transtorno? Manda pra gente suas dúvidas!